Em um daqueles papos bem construtivos em projetos da faculdade sobre a relação dos games e a comparação com o aprendizado de um ser humano, me bateu a necessidade de criar esta matéria. Diante de tantos benefícios que nós, jogadores assíduos, tivemos em toda a nossa vida graças aos belíssimos games dentro do nosso aprendizado, quais são os melhores pontos para destacar estes benefícios? Listei aqui alguns tópicos mais importantes em relação ao benefício e melhora da educação com jogos.
MELHOR APERFEIÇOAMENTO DO INGLÊS
O jogo normalmente vem em inglês e com isso tínhamos que nos desdobrar para poder entender e jogar. Muitos buscaram colegas e famíliares que já sacavam inglês para ajuda-los, fora isso era de lei ter um bom dicionário do lado. Logo, com o tempo você já dominava bem a língua e conseguia jogar sem problemas, até aprendendo os sotaques e as gírias .Logo, o desenvolvimento do inglês, que sempre colocado em prática no momento que estava jogando, é positivo e gratificante Só atualmente os jogos começaram a vir com a opção português.
Ah, não só vinha em inglês como também em espanhol, que era a segunda opção.E foi aonde eu mais me aperfeiçoei, já que há tempos atrás particularmente, não curtia a língua inglesa por nada desse mundo. Adolescência…
Ah, não só vinha em inglês como também em espanhol, que era a segunda opção.
PRÁTICA DE APRENDER SEMPRE
Título confuso? Irá entender rápido. Quando jogamos, buscamos aprender sempre, estudar cada ataque, combinação, técnicas, macetes a todo momento até se tornar bom naquilo. É como em um estudo convencional: Você estuda para aprender todas as regras e fórmulas de Química, a todo momento para chegar em um objetivo: tirar uma nota excelente e ter conhecimento pleno do que você estudou.Afinal de contas aprender faz parte da nossa evolução a todo momento, e com ela você cria quem você irá ser e como irá se moldar. É ampliar sua experiência a todo momento.
CONHECIMENTOS GERAIS
Os games, assim como o cinema e outras formas de manifestação artística, dissemina conhecimentos gerais desde há muito tempo. Jogos e sagas mais do que consagrados – que eram, em sua maioria do gênero “RPG e aventura” – não ensinavam coisas como história e cultura diretamente, mas indiretamente e ensinavam (Vide Dungeons e Dragons, que sempre possuiu) ainda que de forma implícita referências ao mundo medieval durante todo o tempo.
Com o advento dos jogos em 3D, a tendência foi somente enriquecer essa “mensagem”. Games com teor histórico e cultural – pois estes dois elementos andam juntos, lado a lado – foram cada vez mais enriquecidos devido a evolução dos gráficos, tornando as experiências e sentimentos dos jogadores cada vez mais real. Sendo assim, história e cultura foram exemplos de fatores que trouxe cada vez mais uma influência sobre o mundo gamer como um todo.
É ATENTO E TEM UM REFLEXO INVEJÁVEL? AGRADEÇA AOS GAMES POR ISSO
Já foi mais que comprovado que games aprimoram o nosso reflexo e nosso “senso de atenção”. Jogar simplesmente requer boa coordenação entre os olhos e as mãos e uma boa taxa de concentração. Afinal de contas você tem que realizar várias ações sem tempo para pausas se você não quiser perder aquela partida ou fase.
Sem contar também que quem joga é mais centrado e maduro para tomar decisões do que aqueles que não jogam, o que é também um ponto forte para o lado profissional, pois empresas procuram pessoas assim.
Sem contar também que quem joga é mais centrado e maduro para tomar decisões do que aqueles que não jogam, o que é também um ponto forte para o lado profissional, pois empresas procuram pessoas assim.
SOCIALIZAÇÃO
Por mais contraditório que pareça, jogar é um ótimo instrumento de socialização sim. Os jogos em sua grande parte promovem interação entre os jogadores. Seja em um lugar com gente desconhecida, como uma lan house, uma grande feira de games, na casa do seu amigo no dia que ele só trás uma penca de pessoas que você nunca viu na vida ou até mesmo em casa com sua família. Você acaba se relacionando rapidamente e jogo já possui amizade com todos. Já mandou aquele /hug pro seu velho amiguinho do WoW?
Aliás, /hug pro Juvenal, meu amigo Tauren o/
SABER LIDAR COM PERDAS E VITÓRIAS
A coisa mais comum em quanto se joga é acabar perdendo uma fase seja por erros bobos ou pelo nível de dificuldade. Apesar de ser chato perder, você sabe lidar com isso, aproveitando a chance do recomeço após o Game Over. O jogo ajuda a ter a consciência de saber perder e a saber ganhar. E quando colocamos as situações cotidianas que acontece na vida, sabemos ter jogo de cintura para lidar com elas.
DO QUE PODEMOS TER CERTEZA?
Não existe uma conclusão exata, pelo menos por enquanto. São vários os benefícios dos jogos em relação ao aprendizado e todos os que citei aqui tem comprovações por meio de pesquisas científicas de diversas faculdades renomadas mundo afora. Creio que ainda se tem muito a descobrir e comprovar esse benefício não só nessa área, mas em outras como a saúde por exemplo. Nesta matéria, me foquei exclusivamente nessas acima por ser mais perceptível e a que mais tenho domínio para falar sobre. Porém podemos afirmar que a cada confirmação, a cada pesquisa concluída sobre a relação games x educação muitos mitos gerados pela sociedade andam sendo desmistificados. Afinal de contas tudo nesta vida possui benefícios e malefícios.
E para vocês, quais outros pontos também podemos mencionar sobre essa relação saudável entre games e os estudos que não foram mencionados aqui? Possuem também uma ideia própria sobre esses benefícios? Caso esteja com um estudo deste tipo em sua faculdade, deseja compartilhar suas descobertas conosco?
Fonte: http://gamehall.uol.com.br/network/como-os-games-podem-ajudar-no-aprendizado.htm
0 comentários:
Postar um comentário