segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Videogames podem ajudar a controlar a raiva


Pesquisadores do Hospital Infantil de Boston, nos EUA, iniciaram um estudo para avaliar a utilização do videogame como tratamento para o excesso de raiva em crianças e adolescentes. Batizado como “Rage Control” (controle de raiva, em português), o dispositivo é colocado no dedo do paciente para controlar sua frequência cardíaca durante o jogo. Ao perceber o aumento da frequência cardíaca do paciente, o dispositivo faz com que ele seja incapaz de atirar nas naves inimigas durante o game. O objetivo é fazer com que o jogador aprenda a manter a calma para que possa continuar no jogo e conquistar seus objetivos.
O estudo, realizado pelo assistente social Peter Ducharme e pelos médicos Jason Kahn e José Gonzalez-Heydrich, propõe motivar as crianças a praticar o controle emocional durante o tempo em que jogam videogame. A ideia é que possam aplicar essa habilidade mais tarde, em situações da vida real. Realizada com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, a pesquisa comparou pacientes que fazem tratamentos normais para o controle da raiva com os que jogaram o videogame, confirmando resultados positivos para o estudo.
De acordo com os resultados publicados na revista Adolescent Psychiatry, o “Rage Control” conseguiu reduzir os níveis de raiva entre os pacientes. “As conexões entre centros cerebrais de controle executivo e centros emocionais são fracos em pessoas com problemas graves de raiva. No entanto, para ter sucesso em controlar a raiva, os jogadores têm de aprender a usar esses centros ao mesmo tempo para marcar pontos”, explica Gonzalez-Heydrich, chefe de Psicofarmacologia do Hospital Infantil de Boston e pesquisador sênior do estudo.
Confira uma breve demonstração do game desenvolvido no vídeo abaixo.


Após cinco sessões com o “Rage Control”, os pacientes conseguiram manter seu ritmo cardíaco baixo, mostrando uma redução clinicamente significante nas pontuações de raiva, mais especificamente na intensidade da raiva em um determinado momento, na frequência de sentimentos de raiva ao longo do tempo e na expressão de raiva em relação aos outros.
“As crianças relataram que sentem um controle maior de suas emoções depois dos testes. Entretanto, este foi um estudo piloto e por isso não fomos capazes de acompanhar as crianças depois de liberadas, mas imaginamos que o jogo deva ajudá-las a controlar suas emoções em outros ambientes”, explica o assistente social Ducharme.
Em um futuro próximo, os pesquisadores pretendem realizar novas pesquisas para desenvolver brinquedos similares ao “Rage Control”, que podem se tornar ferramentas eficientes para o controle da raiva e, até mesmo, para a diminuição da violência.
*Fonte: Popular Science
http://popscibrasil.uol.com.br/ciencia/videogames-ajudam-a-controlar-a-raiva/

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms
Downloaded from Free Website Templates