quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Trabalhe com GAMES!



Seu sonho é ganhar a vida trabalhando com jogos eletrônicos? dicasdejogos.net.br te dá as dicas de como começar no empreendimento de videogames!
Eu sei... Você é mais um apaixonado pelos games da Sony. Esquece do mundo e passa dias inteiros na frente da televisão com o console ligado. Já pensou em unir o útil ao agradável? Trabalhar com seu maior entretenimento e ainda descolar uma grana com isso? Nós sabemos que esse é seu sonho! E por isso a sua revista favorita do mundo dos games vai te ajudar a se iniciar no ramo dos jogos eletrônicos, com dicas de grandes empresários do mundo dos games do Brasil. Papel e caneta em mãos e boa sorte na empreitada!
Eduardo Gomes, 28 anos, Curitiba. Joga vídeo game desde os 8 anos, naquela época em que o Atari era o melhor aparelho de entretenimento doméstico. Para conseguir entrar no mundo dos games do Paraná começou organizando campeonatos estaduais de Winning Eleven. Após dois anos nessa correia, conseguiu um pouco de espaço na imprensa local e alguns patrocínios, que ajudaram a bancar as viagens dos cyberatletas curitibanos em torneios nacionais e internacionais. Foi assim que Eduardo, com ajuda da sua mãe e seu sócio, conseguiu abrir a Império dos Gamers, que já em duas semanas estava com bom movimento e as vendas fortes. Agora o empresário curitibano já colhe os frutos de anos de trabalho e dedicação, e divide sua experiência com os leitores da Gamers Playstation que pretendem ingressar nesse mundo!

Primeiro passo: Abrindo as portas.
Seja corajoso e não tenha medo do fracasso. O grande ponto da questão é: Você tem uma loja de games e gasta um X para manter sua loja aberta todos os meses. Você vai competir com quem vende games pela Internet, sem pagar tributos federais muitas vezes com games de má procedência e vendidos por preço de banana. Trabalhe para ter uma loja com um diferencial, pois só assim os clientes lembrarão primeiro de você do que da concorrência.
Ao contrário do que você pensa, a burocracia para legalizar a loja não é um revés tão complicado no seu negócio. O que se deve fazer é requerer um “Guia-Azul” à prefeitura da sua cidade. Tal documento pode ser negado se a loja de games for, por exemplo, próximo a uma escola de primeiro grau (entende o porquê, não é?). Com o “Guia-Azul” você deve ir à junta comercial de sua cidade e dentro de uma ou duas semanas todos os papéis estão em ordem para o funcionamento de seu negócio.
O velho jargão “localização, localização, localização” é muito importante. Para estabelecer sua loja, escolha áreas sem muita concorrência do setor, é claro.
Faça uma ampla pesquisa de mercado antes de começar sua loja. É fundamental conhecer o tamanho potencial do seu mercado e, com isso, que tipo de resposta seu serviço terá. É a partir dessa análise que você irá calcular seu investimento inicial. Um elemento igualmente importante da pesquisa de mercado é obter uma perspectiva mais pessoal dos clientes, sejam eles clientes em potencial ou já existentes. Não deixe de perguntar o que realmente os game maníacos da região valorizam, de preços baixos a suporte ao cliente, ou um elemento específico do seu produto ou serviço.

Segundo passo: Fazendo o estoque.
A coisa não é fácil. Após conseguir reunir o capital inicial (sempre a parte mais complicada) você deve ir em busca dos melhores fornecedores, os melhores preços e as mais fáceis condições de pagamento para poder reunir um estoque de qualidade para a venda. A dificuldade dessa etapa é grande pois alguns fornecedores não dão muito crédito para novos empreendimentos, não só no setor de games, mas em todo o comércio. Como salienta Eduardo Gomes “um problema que acompanha nosso país há dezenas de anos”.
Sabendo que a Sony não lança seus consoles em território brasileiro e os videogames e assessórios tem que vir do exterior, é aí que sua loja se diferencia das outras: na disponibilidade dos produtos. 
Seu objetivo deve ser buscar direto da fonte: todos os video-games vêm da China, se você compra na Europa, nos Estados Unidos ou no Paraguai, pode ter certeza que seu vídeo-game é feito com mão de obra chinesa. É mito que o vídeo-game chinês é ruim, ele é único. Pra trazer os vídeo-games da China primeiro você deve ter um contato ou uma empresa de importação trabalhando ao seu lado. Para ficar viável, tudo deve ser feito em grande escala. Você não poderá importar menos de 100 peças de cada console, dado as tarifas alfandegárias e os impostos... Com essa dica seu investimento será menor e seu retorno muito maior, fique ligado.

Terceiro passo: Quando a loja já está estabelecida.
O segredo é apostar nas parcerias! Investir lado a lado com empresas de importação, com outras lojas de games, com o jornalismo especializado e todo o setor que trabalha com jogos eletrônicos, sejam eles de grande ou pequeno porte.

Tenha criatividade e faça promoções, torneios e tudo que chame a atenção de seus clientes. Seja uma loja diferenciada, escreva sua marca no coração dos game maníacos. Podem existir muitas lojas de games na sua cidade, mas sempre uma é a primeira parada de quem está procurando alguma novidade, trabalhe para que essa seja a sua.

Naturalmente, é importante ter uma idéia dos preços praticados no mercado para ser competitivo. Nesse aspecto, um importante passo é avaliar os serviços e estatísticas da concorrência. Procure as associações comerciais e profissionais do setor, isso é extremamente útil. Mas sempre preste atenção em cada elemento que contribui para a formação dos seus preços finais. O preço não é apenas lucro, trate dele como uma ferramenta de marketing importante da sua loja. Afinal, grande parte de seus clientes, jovens em geral,  não terão um grande poder aquisitivo.
Mais importante que pensar em preços de venda é pensar em gastos. Faça uma pesquisa, também, de seus gastos para calcular quanto deverá desembolsar para manter a loja mensalmente.

Pirataria: O grande inimigo.
O grande problema do Brasil (em relação a games) é a pirataria. Nenhuma empresa costuma investir pesado em jogos eletrônicos no Brasil por causa da proximidade com o Paraguai e a facilidade de se encontrar games piratas nas ruas. Por isso é um pouco mais difícil entrar nos negócios dos games que em outro ramo, mas por outro lado a economia do país está em crescimento e isso faz com que as pessoas tenham condições financeiras de ter seu Playstation ou X-Box.
Infelizmente, em algumas lojas de games, os jogos clandestinos até podem ajudar para dar uma acelerada nas vendas, mesmo que de forma ilegal. A pirataria é só um ponto. Não são somente jogos piratas que atrapalham os negócios das lojas mais sérias do mercado. Hoje a pirataria não está só nos camelos e sim na Internet. Como qualquer pessoa com um computador  pode baixar jogos na Internet, cada vez menos pessoas entram nas lojas atrás de jogos.

Os consoles hoje representam 80% do faturamento de uma loja. A esperança dos negociantes é que o Playstation 3 será o console que dará a alavanca nas lojas de games de todo o Brasil. Talvez essa seja sua oportunidade! Os custos parecerão, no início, serem maiores do que o esperado, e o primeiro cliente, provavelmente, irá demorar a aparecer... Mas não desista!  No que precisar, o dicasdejogos.net.br  está aqui para te ajudar!
“SEJA CORAJOSO E NÃO TENHA MEDO DO FRACASSO. O GRANDE PONTO DA QUESTÃO É: VOCÊ TEM UMA LOJA DE GAMES E GASTA UM X PARA MANTER SUA LOJA ABERTA TODOS OS MESES. VOCÊ VAI COMPETIR COM QUEM VENDE GAMES PELA INTERNET, SEM PAGAR TRIBUTOS FEDERAIS MUITAS VEZES COM GAMES DE MÁ PROCEDÊNCIA E VENDIDOS POR PREÇO DE BANANA.”

Redator: Leo prosopopeio Cardoso

Fonte:http://www.dicasdejogos.net.br/jogos/review/795-trabalhe_com_games_.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms
Downloaded from Free Website Templates